Muito trabalho e pouco tempo? Então
saiba como organizar seu tempo para gerir os seus negócios de forma eficaz
Vivemos hoje em dia em um mundo moderno, em que o tempo está se
tornando cada vez mais escasso para realizarmos nossas tarefas cotidianas do
dia a dia, seja no trabalho, nos negócios, para família, enfim, é preciso saber
administrar o tempo para ser tornar bem sucedido nos negócios, no trabalho e ter
maior qualidade de vida e mais tempo para família, amigos e lazer.
Aqui segue algumas dicas para você seguir se realmente for de
seu interesse, e se você pretende alcançar o sucesso tanto no lado profissional
quanto no lado pessoal, saiba que para isso, é necessário que você tenha força
de vontade, e por tanto siga os passos descritos aqui.
Organize seu tempo
Quatro passos da Gestão
·
Reflexão
·
Planejamento
·
Priorização
·
Auto-avaliação
1) Reflexão
Eis aqui, os princípios que permeiam o tempo:
O Tempo é escasso
O Tempo é perecível
O Tempo é relativo
O Tempo é valioso
2) Planejamento:
No planejamento fica a pirâmide do sucesso, onde abaixo
consta a missão, no meio os valores e no topo, os objetivos a serem seguidos
para assim alcançar o sucesso.
3) Priorização:
Na priorização, a dica é manter o foco nas prioridades, para
assim concluir mais rápido, os pontos mais importantes de uma determinada
tarefa.
Matriz do Tempo
TAREFAS
|
URGENTE
|
NÃO URGENTE
|
IMPORTANTE
|
Recomendável:
Gerenciar
|
Recomendável:
Focar
|
NÃO IMPORTANTE
|
Recomendável:
Minimizar
|
Recomendável:
Evitar
|
4) Auto-Avaliação:
O recomendável é nesse caso, identificar seus pontos fortes e
as suas oportunidades de melhoria.
Saiba agora, as 44 maneiras
de ganhar tempo, produzir melhor e viver melhor.
Para você
entender melhor, esse artigo será divido em sete tópicos:
1) Planejamento
2) Organização
3)
Interrupções
4) Reuniões
5)
Telefonemas
6) Dicas Gerais
7)
Equilíbrio
1) Planejamento:
A primeira maneira de elaborar um bom planejamento é fazer um
relatório do tempo onde deverá constar tudo o que você fez durante o seu dia de
preferência de hora em hora.
A segunda maneira de elaborar um bom planejamento é ouvir a
voz da sua intuição. O seu tempo servirá para você equilibrar, avaliar e
planejar novos caminhos e ações a serem executados por você.
A terceira maneira de elaborar um bom planejamento é definir
metas e prioridades do dia tais como descrito os passos: - escreva o que você
deseja em três linhas:
- escreva como você irá conseguir, ou seja, as
tarefas que deverão ser executadas.
- coloque a
data e o tempo que levará para ser realizado.
A quarta maneira de elaborar um bom planejamento é aproveitar
bem o tempo de espera, onde você deverá ser produtivo nos momentos de espera,
sendo que as tarefas podem esperar e o tempo não.
2) Organização:
A quinta maneira de elaborar um bom planejamento é organizar
o seu local de trabalho, onde deverá constar uma mesa organizada, espaço para
arquivos, com um ambiente limpo, organizado tornando o ambiente agradável e
produtivo.
3) Interrupções:
A sexta maneira
de elaborar um bom planejamento, é definir quem poderá ter acesso a você.
Para ser
interrompido, o assunto deverá ser:
- de sua
alçada/responsabilidade
- Ser
importante
- Ser
tratado com objetividade
- Ser
tratado rapidamente
A sétima maneira de elaborar um bom planejamento é ficar em
pé e perguntar o assunto. Demonstre ao seu visitante que você não tem muito
tempo a perder, e que seu tempo é valioso, e bem gerenciado.
A oitava maneira de elaborar um bom planejamento é ser
piedoso com o tempo e gentil com as pessoas. O segredo está no equilíbrio entre
ser duro e rígido com o tempo e gentil e educado com as pessoas.
A nona maneira de elaborar um bom planejamento é sentar-se no
canto da mesa, e ao receber uma visita surpresa, seja breve e objetivo, fique
no domínio da situação e tudo será resolvido com a maior assertividade
possível.
A décima maneira de elaborar um bom planejamento é deixar o
bate papo para o restaurante. O bate-papo embora fundamental para as pessoas é
uma das maiores causas de distração e improdutividade, pois tira a concentração
e o foco. Portanto, deixe o bate-papo para o restaurante, hora do café ou a
famosa Happy-hour.
4) Reuniões:
A décima primeira maneira de elaborar um bom planejamento é
ter consciência do tempo dos outros. Quando
for convocar uma reunião, valorize o tempo dos outros e abra a reunião
pontualmente no horário estipulado, e informe imediatamente o tempo e o que se
espera do encontro.
A décima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é
planejar a sua reunião, onde deverão ter objetivo, tópicos e soluções, tempo da
reunião, com cronograma de início, meio e fim, quem deverá ser convidado
(pessoas que poderão contribuir).
A décima
terceira maneira de elaborar um bom planejamento é colocar mais motivações em
suas reuniões:
- Receba as
pessoas com entusiasmo e disposição.
- Tenha uma
sala limpa e organizada
- Demonstre
satisfação em encontrar os participantes.
- Comece e
termine a reunião falando sobre algo positivo.
- Seja duro
com os comportamentos errados, mas gentil com as pessoas.
- Não
critique nenhum participante em público.
- Respeite a
opinião dos participantes.
- Fale com
motivação e segurança.
- Durante o
encontro, leia algum texto, dê alguns exemplos ou conte alguma história de
incentivo aos participantes.
- Lance um
desafio e agradeça a todos pela participação.
A Décima maneira
de elaborar um bom planejamento é evitar interrupções das suas reuniões:
- Reunião
interrompida quebra a linha de raciocínio.
- Para
evitar interrupções: Avise a secretária o tempo que deve durar a reunião.
-Desviar o
ramal da sala de reuniões para sala da secretária.
-Deixar o
celular no modo vibracall e pedir a todos o mesmo.
-Interrupção
da secretária somente em casos de urgência.
5) Telefonemas:
A décima quinta maneira de elaborar um bom planejamento, é
ter filtros para as ligações telefônicas: O telefone é uma das maiores armas de
interrupção no ambiente de trabalho.
O mais preocupante de uma interrupção de uma ligação telefônica,
não é apenas o tempo que você perdeu, mas também o tempo de reaquecimento para
atingir novamente o tempo de concentração.
Estratégias:
- Usar o
correio de voz e responder depois as chamadas.
- Verificar
o número do telefone para filtrar as ligações.
- Pedir a
secretária para filtrar as ligações.
- Transferir
o seu ramal para secretária.
- Divulgar
seu email como canal de comunicação.
A décima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é
fazer ligações com o máximo de produtividade.
- O telefone se bem usado, é uma excelente ferramenta de
produtividade e caso contrário poderá gerar custos elevados para a empresa.
- O tempo gasto no telefone é uma das grandes preocupações
das empresas, tendo em vista o custo das ligações e hora/homem.
- O excesso de telefonemas pessoais tem sido vetado em muitas
organizações.
- Outro ponto preocupante é a falta de objetividade nos
assuntos;
- Saiba as dicas para obter o máximo de produtividade nas
ligações: Defina qual o objetivo de suas ligações e veja se realmente é
necessário e faz parte dos assuntos profissionais da empresa.
- Faça suas ligações em blocos, estipulando dois horários do
dia, para realizá-los.
- Seja educado, gentil e vá direto ao assunto.
- Controle o tempo das suas ligações.
- Se você quiser falar, seja breve em sua chamada, ligue
próximo ao horário do almoço ou do final do expediente, pois as pessoas sempre
costumam não prolongar o assunto nessas horas.
- Use o telefone somente quando o email não for adequado para
assim atingir seu objetivo.
6) Dicas Gerais:
A décima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é
manusear papéis e ler emails somente uma vez.
- Nos dias de hoje, quando alguém lhe trouxer um papel, veja
isso como uma ameaça pessoal: Isso poderá ser mais um complô que vão colocar no
seu ombro.
- Use a técnica D.A.R.A: Delegar: Analise rapidamente se o
anúncio lhe diz respeito, em seguida veja se apenas você poderá lidar com ele
ou poderá delegar a tarefa.
Apagar: Se o assunto for sem importância, apague, destrua, tire do
seu caminho. Evite acumular esse lixo de papel ou email.
Responder: Se o assunto lhe cabe e é relevante,
responda imediatamente. Despache o quanto antes, passe para frente, não permita
que o assunto pare em você.
Arquivar: Nesse caso existem três tipos de
arquivos:
Arquivo temporário: poderá ser uma gaveta ou uma pasta perto
de você. Assuntos que são pertinentes, mas que você não pode priorizar. São
temas que precisam de mais análise e serão tratados com brevidade, mas não
esquecidos por mais de um dia.
Arquivo de consulta: é o local onde você armazena as
informações com maior definição, ou seja, já existe um lugar certo para este papel,
ou email. É um assunto que foi analisado e será arquivado para possíveis
consultas ao longo do tempo ou no futuro.
Arquivo morto: este fica em um local distante da
sua mesa, pois ali deverão constar assuntos já analisados e processados.
- Pense duas vezes antes de enviar aquele email engraçadinho
e/ou filosófico para os colegas, pois eles terão a tentação de abri-lo
imediatamente, interrompendo o fluxo produtivo. Mande para o email particular
deles ao invés do email empresarial.
A décima maneira de elaborar um bom planejamento é aproveitar
o tempo comprometido.
- Comprometa-se com o que foi planejado.
- Foque sua atenção e energia no assunto que está na sua
frente, sem dispersão, pois isso reduz a sua eficiência em suas tarefas.
A décima nona maneira de elaborar um bom planejamento é não
procrastinar, tipo “Depois eu vejo”, “quando dar um tempinho eu resolvo”,
“qualquer dia nós precisamos tratar deste assunto”, enfim, empurrar com a
barriga. Quem deixa suas tarefas ou decisões para o dia seguinte ou o mês
seguinte, poderá não estar mais lá para realizá-las.
- Aja agora e não espere a motivação cair do céu. Não espere
estar perfeitamente pronto para agir, e faça agora mesmo.
- Aprenda fazendo e evite desculpas.
- Experimente realizar mesmo quando se sente sem muitos
recursos ou tempo e você descobrirá um poder incrível de fazer as coisas
acontecerem.
- O mais difícil quando se tem de andar mil quilômetros, é
dar o primeiro passo. Quando isso acontece, você se conecta com o poder de
continuar e realizar o que deve ser concretizado.
A vigésima maneira de
elaborar um bom planejamento é comer espinafre primeiro.
- O trabalho indesejado, tarefas que não dão prazer deverão
ser tirados da frente e resolvidos o mais rápido possível em primeiro lugar.
- Não adianta evitar, pois mais cedo ou mais tarde, você terá
que enfrentá-lo e com o passar do tempo, verá que não é tão ruim assim.
- Profissionais produtivos têm como característica enfrentar
o trabalho de frente, independentemente da dificuldade.
- A vigésima primeira maneira de elaborar um bom
planejamento, é ter a estratégia do queijo suíço.
- Para problemas que parecem grandes, procure fazer buracos e
trabalhe em partes. O ideal é colocar o trabalho sobre a sua mesa e digerindo
pedacinho por pedacinho.
- Está constatado que a nossa mente tem mais autoconfiança,
quando os problemas parecem menores do que são, e são resolvidos facilmente.
- É recomendável também investir no crescimento pessoal. É normal termos medo de um problema, por que
na maioria das vezes, paramos de crescer e aprender.
- Continue crescendo em sua consciência e os problemas
ficarão menores para você.
A vigésima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é
programar paradas regulares.
- É bom saber que a nossa concentração em um determinado
assunto passa por quatro estágios: Início, aumento, estabilidade e declínio.
- Uma dica, para que você possa estar renovando a sua atenção
quando ela estiver no período de declínio, é fazer uma parada a cada 5 minutos.
- Se você trabalhar 50minutos altamente concentrado e fizer
uma pausa de 5 minutos, vai aumentar consideravelmente.
A vigésima terceira maneira de elaborar um bom planejamento é
o que a maioria tem dificuldade, que é pedir ajuda.
- Estamos trabalhando mais, a carga de trabalho aumentou e
tudo isso pela busca incessante de maior produtividade e o enxugamento das
empresas.
- Que fique bem claro que pedir ajuda, não é sinal de
fraqueza, mas sim uma atitude de humildade e sabedoria.
- É melhor pedir ajuda e conseguir dar conta do trabalho do
que acabar doente e ainda não conseguir atingir os resultados esperados.
A vigésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento é
jamais dizer que você não tem tempo.
- Mude essa fala “Não tive tempo” – “Não tenho tempo”.
- Quem diz que não tem tempo está se colocando como vítima de
uma situação ou circunstância.
- O tempo é o recurso mais democrático de todos e por tanto,
todos nós temos as mesmas 24 horas do dia.
- Saia da posição de vítima e assuma a postura de líder.
- Nunca diga que não tem tempo e sim “Não vou priorizar” ou
“Não priorizar”, pois quem decidiu foi você.
- É você que deve decidir o seu tempo e não as
circunstâncias.
- Atitude é essencial e começa com a mudança do hábito e da
forma de falar.
- Há dois tipos de pessoas e como elas se relacionam com o
tempo:
1) O primeiro tipo vive a experiência de estar no tempo, ou
seja, é a pessoa que está sempre chegando tarde, comendo, leva uma vida agitada
e tem sempre a sensação de estar atrasada ou perdendo tempo.
2) O segundo tipo vive
a experiência conhecida como estar além do tempo, isto é, trata-se da pessoa
que consegue se dissociar do tempo. Ela consegue controlar suas prioridades e
tem maior domínio sobre seu tempo. Dificilmente está atrasada, seus
compromissos são equilibrados e em geral, ela se sente bem em relação à sua
capacidade de lidar com o fator tempo.
A vigésima quinta maneira é saber liderar com eficácia.
- Bons líderes conseguem maior produtividade de suas equipes.
- É sabido que nas empresas há duas atitudes errôneas por
parte dos líderes que prejudicam a motivação e a produtividade.
1) Centralização: O líder centraliza o trabalho do
departamento em si, tirando assim, a autonomia. Isto na realidade demonstra que
o líder é inseguro e no final das contas, fica sobrecarregado e sem tempo para
planejar melhorias para o futuro.
2) Castração: Líderes que não sabem desenvolver e
motivar seus funcionários, não conseguem uma produtividade elevada. São
constantes os líderes que dizem: “Em time que está ganhando, não se mexe”, “Você
é pago para fazer e não para dar idéias ou pensar”. “Sempre funcionou assim,
para que mudar?”.
7) EQUILÍBRIO
A vigésima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é
alimentar-se bem.
- A boa alimentação aumenta a produtividade e melhora a
qualidade de vida.
- Não adianta fazer uma mudança radical em sua alimentação e
se arrepender depois.
Comece com pequenas atitudes de reeducação alimentar:
troque uma barra de chocolate por uma barra de cereais. Diminua o café e
substitua por chás verdes. Coma uma fruta entre os intervalos das refeições e
procure se alimentar a cada três horas.
- A sua saúde é seu patrimônio mais importante.
A vigésima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é pensar
positivamente.
- Você pode mudar a qualidade de sua vida alterando a
qualidade de seus pensamentos.
- Embora você não consiga eliminar completamente os
resultados negativos, poderá tirar suas forças cultivando pensamentos positivos
e elevados. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas
bem sucedidas.
- Os nossos pensamentos são influenciados pelo mundo
exterior, tipo televisão e opiniões de outros. O procedimento normal e correto,
é estabelecer filtros, para não permitir que as mazelas alheias fiquem se
interpenetrando em nossa mente e
poluindo assim, os nossos pensamentos.
- Evite contatos com pessoas negativas e não assistir
programas de televisão que transmitam desgraças sociais.
- Foque sua mente no positivo e tudo será melhor na sua vida
e nos seus negócios.
A vigésima oitava maneira de elaborar um bom planejamento é
definir objetivos holisticamente.
- A qualidade de nossa vida não depende somente de quanto
dinheiro que temos acumulado no banco ou quantos carros que temos acumulados na
garagem.
- A qualidade de vida também pode e deve ser medida pela
nossa saúde e bem estar físico e emocional, pelos nossos pensamentos e
relacionamentos, por nossa auto-estima e, principalmente, pelo grau de
espiritualidade que alcançamos.
- Tenha objetivos materiais e espirituais.
- Busque melhorar a sua condição financeira, comprar bens,
viagens, mas nunca fique a mercê dessas conquistas para assim, viver
emocionalmente bem – NUNCA DEPENDA DE BENS MATERIAIS PARA SE SENTIR EM PAZ.
- O verdadeiro bem estar só é alcançado através dos objetivos
espirituais.
- Tenha como meta primordial tornar-se uma pessoa mais
paciente, bondosa, serena, confiável, amiga, aberta, sincera, simples, humilde
e principalmente, alguém com fé e confiança na vida.
A vigésima nona maneira de elaborar um bom planejamento é
exercitar seu corpo.
- Pratique uma atividade física que lhe agrade, dê prazer e
bem estar.
- A atividade física regular aumenta a energia, disposição,
concentração, resistência e até o equilíbrio emocional.
- O mais difícil é como sempre, decidir-se por onde começar,
mas depois de 21 dias consecutivos de exercício, o cérebro estará registrando
isso como um hábito, e logo tudo ficará mais fácil.
A trigésima maneira de elaborar um bom planejamento é utilizar
e explorar seus talentos.
- Você é diferente de todos pela sua bagagem genética e
cultural.
- Mas na verdade, isso não basta, pois é necessário ser cada vez
mais você mesmo e isso, inclui a utilização de seus talentos pessoais e dotes naturais.
- Não tente imitar ninguém. Seja você mesmo, mas não seja
sempre o mesmo.
- Busque sempre a melhoria, inove, invente-se.
- Você tem dons e talentos que valem ouro, invista no
autoconhecimento e descubra, quais são seus melhores talentos.
A trigésima primeira maneira de elaborar um bom planejamento
é aprender a meditar.
- A meditação é a medicina mais poderosa do mundo e é a
melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual.
- A forma de meditar é muito particular de cada pessoa.
- Procure um livro, um curso ou um mestre.
A trigésima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é
não brigar com a vida.
- Pare já de reclamar e volte a sua mente, para o que a vida lhe
oferece de bom.
- Aceite viver nesse planeta azul e curta esta viagem, da
melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem um fim, então faça bom proveito.
- Ajude pessoas, seja
sincero e alegre.
- Aceite sua casa, seus bens, as pessoas como elas são, se
aceite como você é, seu corpo, sua personalidade.
- Mas aceitar não significa se acomodar diante dos problemas
e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar, o que podemos mudar,
e a aceitação diante do que não podemos.
- Não queira empurrar o rio, nem esquentar o Sol. Viva em
harmonia com tudo e todos.
A trigésima terceira maneira de elaborar um bom planejamento
é manter contato com a natureza.
- Você poderá ter dentro da sua própria casa plantas, flores,
aquário e etc...
- Ao menos uma vez por mês, faça uma visita à sua mãe
natureza (praia, parques e montanhas).
A trigésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento é
se comunicar com Deus.
- A vida é como um oceano e há momentos em que o mar está
sereno e tranqüilo, mas em outros, somos surpreendidos por maremotos e
tempestades. São nessas horas mais difíceis que, se não estivermos bem
ancorados em nossa fé, podemos por tudo a perder.
- Uma pessoa sem fé é uma pessoa muito frágil. Ela não vê
sentido na vida e em si mesmo e sendo assim, a vida fica pobre mesmo que seja
rica materialmente.
- É essencial aprender
a reverenciar aquilo que não vemos, mas que sentimos no coração.
A trigésima quinta maneira de elaborar um bom planejamento é
dormir bem.
- Dormir bem é essencial para ter uma vida mais produtiva,
mais saudável e feliz.
- Através do sono repomos nossas energias físicas, mentais e
espirituais.
- O corpo durante o sono, se reequilibra bioquimicamente, a
mente descansa e se reorganiza e o espírito se alimenta de energias mais sutis.
- Dormir não é apenas se deitar, mas se conscientizar de que
está na hora de um mergulho no relaxamento absoluto, no descanso e na harmonia.
- O que mais dificulta um sono restaurador é ansiedade e a
preocupação (criados pela nossa mente).
- Ansiedade: Falta de confiança no processo
natural da vida.
- Preocupação: “pré-ocupação” que quer dizer se
ocupar antes da hora. Também está baseado na falta de confiança na vida, em si
e nas pessoas.
A trigésima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é
viver simples e natural.
- Uma paisagem bonita traz o equilíbrio e a harmonia.
- Ter paz significa a simplicidade, a naturalidade ou seja,
tornar a vida mais simples através de atitudes.
- Você pode descomplicar a sua vida.
- o excesso de desejos distancia a mente e o coração da
tranqüilidade.
A trigésima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é
viver seu presente intensamente.
- O próprio nome já diz “presente”.
- Viva o presente, o que passou, passou e não mantenha seus
neurônios acorrentados ao passado.
- O seu tempo, o meu tempo, o nosso tempo é agora, e é hoje e
sempre hoje.
- Se for possível aprendermos alguma lição com o passado,
ótimo! Mas não deixe de viver hoje e intensamente por causa de um tempo que não
existe mais.
- Enquanto a mente está no amanhã, o presente também não pode
ser vivido integralmente. A paz está no presente.
A trigésima oitava maneira de elaborar um bom planejamentoé
ampliar sua consciência.
- A felicidade e a paz, estão relacionadas com a compreensão
que cada um tem de si, e da sua própria vida.
- Quanto mais uma pessoa é capaz de perceber e entender com
serenidade as alegrias e as tristezas, mais chances elas tem de viver bem.
- Fazemos parte de um contínuo e dinâmico processo de
transformação.
- Nada acontece por acaso na vida. Tudo tem um porque, tem
uma explicação. Toda causa tem o seu efeito.
- A compreensão e a aceitação são os dois maiores segredos
para viver bem e mais.
- A pessoa verdadeiramente feliz é aquela que consegue manter
a sua serenidade tanto nos momentos difíceis como nos agradáveis.
A trigésima nona maneira de elaborar um bom planejamento é
respirar melhor.
- Tenha percepção e controle da sua própria respiração. Isto
contribui para que você e suas relações tenham mais harmonia.
- Como provocar respirações profundas e exalações demoradas,
o ar entra, passeia por todo o corpo e sai levando embora todas as toxinas
físicas, principalmente as emocionais.
- Fique atento à sua respiração quando estiver tenso e
nervoso.
A quadragésima maneira de elaborar um bom planejamento é
praticar a verdadeira caridade.
- A palavra caridade significa doação daquilo que temos de mais
caro; a nossa criatividade, imaginação, boa vontade, talentos e amor.
- Faça caridade levando o que você tem de melhor para as
pessoas através do seu trabalho. O que vale é a sua atitude para com as
pessoas.
- Caridade vai muito além de oferecer um pedaço de pão.
Trata-se de ser honesto, de dar um bom exemplo e integridade.
- A quadragésima primeira maneira de elaborar um bom
planejamento é ter flexibilidade para as mudanças.
- O que deu certo no passado não garante mais o sucesso do
presente e do futuro.
- A vida é diferente a cada dia e quem faz as coisas sempre
do mesmo jeito, está ficando para trás. Mudar para melhor é a única saída.
- Devemos desenvolver a capacidade de aprender e aprender.
- A única permanecia é a mudança.
A quadragésima
primeira maneira de elaborar um bom planejamento é cuidar da sua fala.
- O que falamos no nosso dia-a-dia é o reflexo de nossa
personalidade.
- Pessoas medíocres falam de pessoas. Pessoas comuns falam de
coisas. Pessoas inteligentes falam de idéias.
- As suas palavras são códigos que transmitem o que se pensa
dentro de você.
- Pessoas com qualidade interior transmitem palavras que
ressoam beleza.
- Pessoas pobres internamente, preferem falar da vida alheia
ou das coisas banais do dia-a-dia.
- Observe suas palavras com cuidado de quem pinta um quadro.
- Expresse suas opiniões para não ficar apagado e tenha
consciência de que suas palavras têm o poder de melhorar ou piorar o mundo.
A quadragésima terceira maneira de elaborar um bom
planejamento é ter uma personalidade agradável.
- Trate bem as pessoas, seja humilde, chame-as pelo nome,
interesse-se por elas, saiba ouvi-las, elogie, reconheça e respeite as
diferenças.
- Seja como água, flexível que ao ser colocado em um copo, se
moldará a sua forma. Mas nunca deixe de ser a mesma, pois sua essência continua
sendo H2O.
- Seja mais simples com as pessoas simples. Mais profissional
com as pessoas profissionais e mais amoroso, com as pessoas amorosas.
- Mas nunca deixe de ser você, não perca a sua essência.
A quadragésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento
é descobrir a sua beleza.
- A verdadeira fonte da beleza vem de dentro e é inesgotável.
- Quando estamos de bem conosco, o nosso magnetismo
acentua-se e nos tornamos mais envolventes.
- Não fique esperando um elogio para se sentir melhor ou mais
bonito, pois você estará terceirizando a sua auto-estima.
- Aceite os elogios, receba-os de coração aberto, mas não
dependa só deles.
- Seu amor próprio é uma conquista diária e está baseado nas
pequenas ações.
A quadragésima quinta maneira de elaborar um bom planejamento
é desenvolver sua persistência.
- Nem todas as pessoas são capazes de vencer na vida através
da inteligência. Mas com a persistência, todas poderão ser bem sucedidas.
A persistência é a mãe do sucesso. Quem desenvolve esta
virtude realiza obras incríveis, pois o fracasso é o sucesso em processo.
- A persistência pode ser aprendida.
- Ela pode ser aliada à um pouco de sabedoria.
Eu espero que essas dicas possam ser úteis para todos e
torná-los bem sucedidos na vida profissional, espiritual, pessoal e familiar.
Muito obrigado pela atenção.
Gtuo/RS.