Conheça os 7elementos essenciais para o crescimento de
pequenas empresas e negócios
Organizar um plano
de negócios é um processo de planejamento e ação que tem como objetivo
alavancar o desenvolvimento das empresas ou pequenos negócios.
É recomendável elaborar
um planejamento trimestral para o desenvolvimento das empresas fazendo com que
seus objetivos, qualidades no serviço sejam alcançados de forma rápida e
eficiente.
Aqui estão
descritos sete elementos essenciais e algumas
ideias que poderão ajudar a organizar o seu negócio e o crescimento da
sua empresa física ou virtual.
Em um caderno ou um
quadro, crie uma tabela com 7 itens e
questione sobre os elementos essenciais para o seu negócio. Faça perguntas
sobre o que é mais importante para o sucesso e o desenvolvimento para o seu
negócio. Questione quais os tipos de clientes que combinam com o seu negócio e
como atraí-los para a sua oportunidade.
Cliente ideal – Qual seria o cliente ideal?
Como são eles, o que eles pensam, onde eles vivem, trabalham? Onde eles gostam
de ir nas horas de lazer? Como e onde podemos
localizá-los? Quais seus pontos fracos e fortes? Existe um comportamento que
demonstra tudo isso? O que desencadeia a sua vontade de resolver o seu
problema? Eles conseguiram resolver os seus problemas quando eles nos contrataram?
Proposta de valor - Por que as pessoas preferem
comprar de nós, ao invés de nossos concorrentes? Escute
atentamente as histórias e diga a sua proposta de valor.
Hora estratégica - Quais as nossas chances de envolvimento
com o cliente? Eu acredito que o processo de crescimento de um negócio centrado
no cliente esteja no desenvolvimento de uma mentalidade que incida sobre o ato de
lidar com clientes potenciais através de sete etapas – saber, gosto, confiança,
tentativas, comprar, repetir e referência. O Marketing é uma ferramenta essencial
que eu usei com centenas de empresários para ajudar a criar um foco no
envolvimento do cliente.
Objetivos principais – quais são os nossos principais
objetivos para o crescimento? Você deve
identificar e comprometer-se a não mais que três prioridades e, em seguida, ir
para o trabalho na criação de projetos e tarefas necessárias para o
desenvolvimento do seu negócio.
Receitas – como podemos criar mais fluxos de receitas? Existem
apenas três maneiras para crescer: adicionar mais clientes, aumentar o tamanho
médio de transações, aumentar as vendas. É realmente fácil de vender mais para
clientes antigos ou adicionar novos clientes? Quais serviços ou produtos que
você poderia adicionar? Que embalagem, preço ou promoção que você poderia
ajustar? Que novos mercados ou segmentos que você poderia entrar ou fazer
sociedade?
Relações
estratégicas – que tipo relações que precisamos desenvolver? Este é
provavelmente, uma das maiores oportunidades de crescimento inexploradas. Quais
parceiros de marketing poderiam ser motivados a promover e co-market seu
negócio? O joint-ventures poderia abordar novos trabalhos? Quais vendedores ou
fornecedores poderiam ajudar no crescimento do seu negócio? Quais concorrentes
que poderiam se tornar parceiros cooperativos para o novo empreendimento,
mercados ou trabalho?
Indicadores – A maioria das empresas divulgam
as receitas geradas no mês passado assim como os seus lucros. É bom fazer uma
comparação com o lucro produzido pelo seu negócio ou sua empresa para ter uma
referência e controle sobre o desenvolvimento do seu negócio
Bem! Aqui foram
descritas 7 pontos que são essenciais para o desenvolvimento e planejamento do
seu negócio online ou físico.
Mas se você
realmente pretende aprimorar os seus conhecimentos na área de marketing e como planejar o
seu negócio online, visite o nosso
site onde você terá todo o conhecimento básico sobre o ramo de negócios clicando aqui.
Muito obrigado e
boa sorte!