Saiba como elaborar um plano de
marketing eficaz para sua loja virtual.
Trabalhar com o ecommerce é um dos negócios altamente
promissor e com ótimas perspectivas de futuro, apesar das turbulências
econômicas que o país enfrentará nesse ano de 2015.
Atualmente cada vez mais as pessoas estão comprando produtos
e contratando serviços pela internet, devido às facilidades e vantagens tais
como baixo custo principalmente e facilidade de pagamento, pois você poderá
realizar suas compras através de boletos bancários, cartões de crédito através
de sistemas de pagamentos online, como PagSeguro e PayPal que apresentam
sistemas de proteção ao cliente caso venha ocorrer algum problema com a
mercadoria ou atraso.
As vendas pela internet aumentaram muito nesses últimos anos
devido à facilidade que o sistema nos oferece, e principalmente pelos sistemas
de segurança que também se tornam cada vez mais eficazes para assim, proteger
as informações dos clientes que se cadastrarem e comprar seus produtos online.
E para todos aqueles que têm como objetivo de entrar para o
comercio eletrônico e fazer desse o seu trabalho e seu meio de sustento, a dica
é em primeiro lugar, encontrar o nicho correto a explorar através de muitas
pesquisas, estudar e treinar muito e principalmente, realizar um bom
planejamento antes de iniciar e investir no seu negócio online ou na sua loja
virtual.
Iniciar um negócio online não é tão simples assim como muitos
dizem por aí, alegando que você ficará rico da noite para o dia e simplesmente
apertando um botão, ou ganhar dinheiro enquanto dorme e por tanto se você tem
essa idéia ou acha que ficará milionário enquanto dorme, então é melhor
desistir já.
Montar um negócio online ou ter uma loja virtual requer muito
planejamento e trabalho e principalmente, saber como fazer a divulgação do seu negócio
nos meios corretos, pois nada adianta você ter produtos de primeira, preços
excelentes, um atendimento eficaz, mas não ter a mínima noção de como investir
em marketing e publicidade para seus negócios online, ou sua
loja virtual.
O marketing e a publicidade são duas coisas essenciais, para
que o seu trabalho seja visto por milhares de pessoas que transitam na
internet, à procura de serviços ou produtos que venham satisfazer as suas
necessidades, ou algum tipo de produto que possa resolver algum problema por
parte de quem procura a solução.
Um sistema de negócios é composto por vários fatores que
poderão atingir e afetar o seu negócio online ou sua loja virtual, começando
pela concorrência e por tanto, encontre as melhores táticas e utilize-as como
estratégias para melhorar o seu rendimento e quanto à economia, faça pesquisas
e buscas de dados que comprovem a situação para evitar investimentos em lugares
e setores errados.
Saiba as dicas de como
proceder para montar a sua loja virtual
- Defina objetivos e
metas para um plano de ação: Após realizar pesquisas para descobrir o seu nicho de
atuação e conhecendo bem o seu ambiente de negócios, o próximo passo é
estabelecer metas a serem atingidas por períodos de tempo determinado, seja
mensalmente, semestral ou anual, mas o importante é você atingir as suas metas
dentro do tempo estipulado. O importante é para cada objetivo alcançado,
selecionar indicadores de desempenho, com o intuito de acompanhar os resultados
de tais ações.
- Detalhe ao máximo as
metas e ações a serem praticadas: É muito importante que o planejamento de marketing do seu
negócio online ou do seu ecommerce, esteja de acordo com o plano estratégico do seu negócio e sendo assim, cada ação deverá ser
eficaz para tudo.
Saiba agora algumas
ações muito importantes que deverão ser desenvolvidas para trabalhar o
marketing e a publicidade da sua loja virtual, de forma eficaz e que poderão
trazer ótimos resultados:
- Logotipo, Layout e
Design: Estes três
elementos deverão ser analisados e pensados com muita calma, utilizando as
cores corretas da sua empresa e com elementos simples, claro e objetivo.
- Seo: O sistema de Seo é um dos fatores fundamentais para
que a sua loja virtual seja encontrada facilmente nos motores de buscas tipo
Yahoo, Bing e Google principalmente, pelo fato de ser o mais utilizado no
mundo.
- Mapa do Site: Todo cliente deseja saber o local e
a visibilidade do empreendimento, e quanto
mais claro for para o visitante, mais altas serão as chances de fechar
vendas.
- Banners: Um dos métodos de marketing muito
utilizado pelos empreendedores digitais e que apresenta ótimos resultados, é
através de sistema de troca e divulgação de banners, para que a sua loja seja
vista e conhecida em outros sites.
- Redes Sociais: Através das redes sociais, você poderá manter contatos com o seu público alvo,
estabelecendo assim um vínculo difícil de quebrar e podendo ter resultados
fantásticos.
- Promoções: Umas das táticas infalíveis e muito
praticada pelos profissionais do ecommerce é sem dúvida alguma, a realização de
descontos e promoções, e sendo assim, os resultados poderão ser satisfatórios.
Essas foram algumas dicas de como você poderá proceder nos
seus negócios online e na sua loja virtual, e por tanto, monitore cada passo no
desenvolvimento do seu negócio, altere as táticas quando for preciso, pois é
somente assim que você saberá se o seu empreendimento online está sendo
rentável e eficaz.
Se algo não estiver ocorrendo corretamente ou os resultados
não forem os esperados, então analise os procedimentos seguidos, e altere o que
for necessário para que os resultados almejados apareçam.
Muito obrigado,
Gustavo/RS.